Início

Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A.

ComCiTec

Voltar
11/12/2023 - 15:04

Comitê Científico e Tecnológico da AMAZUL recebe novos integrantes

Mais dois especialistas do setor nuclear passam a integrar o Comitê Científico e Tecnológico (ComCiTec) da AMAZUL.

Na quinta reunião do Comitê, realizada em 5 de dezembro, a dra. Patrícia Wieland e o embaixador Laércio Antônio Vinhas receberam as boas-vindas do Diretor-Presidente Newton Costa e do Diretor Técnico Carlos Alberto Matias. O Diretor-Presidente ressaltou o elevado nível dos profissionais que compõem o ComCiTec e a possibilidade que têm de contribuir para as atividades da AMAZUL.

Criado neste ano, o ComCiTec assessora a Diretoria Executiva nas questões relacionadas à ciência e tecnologia, tais como investimentos, pesquisas, desenvolvimento de produtos, estratégias de segurança cibernética e aquisições.

O Comitê ajuda a AMAZUL a avaliar as tendências tecnológicas e as oportunidades de inovação, bem como assessora a empresa na garantia da conformidade com as leis e regulamentações relacionadas à tecnologia e na avaliação dos riscos associados a estas. Já em 2024, a AMAZUL espera desenvolver os temas tratados nas reuniões do ComCiTec.

Na reunião do dia 5 de dezembro, foram discutidos temas relativos à participação da AMAZUL nos principais projetos do Programa Nuclear Brasileiro; nas etapas de mineração e deposição de rejeitos, e a utilização de tecnologia baseada em pequenos reatores modulares para uso em instalações marítimas e submarinas.

Quem são os novos integrantes

Laércio Vinhas possui bacharelado e licenciatura em Física, pelo Instituto de Física da USP, com especialização em Ciência e Tecnologias Nucleares pela Escola Politécnica, e doutorado em Física nuclear pelo Instituto de Física da Unicamp. Trabalhou na Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) de 1965 a 2012. Neste período de 47 anos exerceu as seguintes funções: pesquisador, professor de pós-graduação e orientador acadêmico, gerente, coordenador-geral, superintendente e diretor. Adquiriu experiência nas mais diversas áreas da Energia Nuclear, tais como: física nuclear, física de nêutrons, instrumentação nuclear, aplicações da energia nuclear, proteção radiológica, segurança nuclear, atendimento a emergências nucleares, proteção física, informação pública, salvaguardas e relações internacionais.

No período de 2012 a 2016 foi embaixador no Ministério das Relações Exteriores, chefe da Missão do Brasil e representante permanente do Brasil junto à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e junto à Organização para o Tratado de Banimento Completo dos Teste Nucleares (Comprehensive Nuclear-Test-Ban Treaty Organization – CTBTO). Atualmente, é Assessor Especial do Diretor do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo.

Patricia Wieland é física e mestre em Ciências Físicas pela UFRJ e doutora em Engenharia Industrial pela PUC-Rio. Iniciou sua carreira em 1981 como pesquisadora na Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), e ocupou, entre outros, os cargos de Diretora Adjunta e Chefe da Coordenação de Infraestrutura e Gestão do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), chefe da Divisão de Normas, Coordenadora de Instalações Nucleares, chefe da Supervisão de Rejeitos Radioativos e Coordenadora-Geral de Recursos Humanos na sede da CNEN. Trabalhou na Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) em Viena, durante quase seis anos, elaborando recomendações internacionais em desenvolvimento de competências em segurança nuclear, comunicação e como oficial técnica de projetos de cooperação internacional.

De 2014 a 2020, foi chefe da World Nuclear University (WNU), com sede em Londres, Reino Unido. Foi presidente do Conselho de Administração da ENBPar e autora do livro: "Comunicando Ciência e Tecnologia". Atualmente é consultora, professora, membro do Conselho Curador da ABDAN e membro do Comitê Estatutário de Acompanhamento do Projeto da Usina Termonuclear Angra 3.

 

Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A.

Av. Corifeu de Azevedo Marques, 1.847
CEP 05581-001 – Butantã – São Paulo – SP

TELEFONES

CONSULTE AQUI