Amazul na LAAD 2017
Amazul reforça marca e prospecta parcerias
07/04/2017 às 00:00

A Amazul – Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. cumpriu a meta de divulgar a marca e suas atividades e prospectar novas parcerias na LAAD Defesa e Segurança 2017, que se encerra no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (7/4). Outro propósito da presença da Amazul na feira foi iniciar ou reforçar contatos com empresas da base industrial de defesa que poderão participar do esforço de nacionalização do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (ProSub).
Segundo o coordenador de Novos Negócios da Amazul, contra-almirante Paulo Ricardo Médici, o ProSub promove um grande arrasto tecnológico, na medida em que contribui para a transferência de tecnologias e o fortalecimento de empresas nacionais que desenvolvem projetos ou fabricam equipamentos para o programa.
“Em estreita parceria com a Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento do Submarino com Propulsão Nuclear (Cogesn), estamos identificando e conhecendo empresas, tanto nacionais como estrangeiras, que poderão contribuir para o maior e mais complexo projeto tecnológico em execução no País, que é o desenvolvimento do submarino com propulsão nuclear”, completa Ney Zanella dos Santos, diretor-presidente da Amazul.
Durante a LAAD, a Amazul se reuniu com empresas que desenvolvem projetos tecnológicos como a Fundação Ezute, que já participa do ProSub, e a Akaer, com quem vem mantendo intensos contatos para estudar uma forma de parceria. Houve encontros também com fornecedores de equipamentos e materiais, como a Alltec, e várias empresas estrangeiras como a argentina Invap, a inglesa TPS e a francesa Fiva. A Invap já é parceira da Amazul e da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) no projeto de desenvolvimento do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB).
Além de autoridades, como o comandante da Marinha, almirante Leal Ferreira, e o ex-ministro Marco Antônio Raupp, que participou do Conselho de Administração da Amazul, o estande da empresa recebeu a visita de centenas de empresários, militares e estudantes. Na LAAD, a Amazul exibiu maquetes do submarino nuclear e de um reator.