Notícias

AMAZUL realiza Workshop Latino-Americano de Irradiação de Alimentos e Produtos

AMAZUL realiza Workshop Latino-Americano de Irradiação de Alimentos e Produtos

10/10/2025 às 14:10

Workshop Latino-Americano de Irradiação de Alimentos e Produtos

Foram dois dias intensos de troca de conhecimento, tecnologia e visões de futuro durante o Workshop Latino-Americano de Irradiação de Alimentos e Produtos, realizado pela AMAZUL nos dias 8 e 9 de outubro, em parceria com instituições de referência no Brasil e no exterior.

O evento reuniu especialistas de diferentes países para debater o status da irradiação de alimentos no mundo, os avanços tecnológicos para a segurança dos alimentos e as novas oportunidades para centros de irradiação com raios-X, com o objetivo de ampliar o acesso a alimentos mais seguros e duradouros.

Entre os participantes, nomes de destaque como Dra. Celina Horak (AIEA - Agência Internacional de Energia Atômica), Dra. Constanza Cova (CNEA - Comissão Nacional de Energia Atômica da Argentina), Dra. Hortensia Jimenez (ABEN - Agência Boliviana de Energia Nuclear), Suresh D. Pillai (Texas A&M University), Carl Blackburn, (FAO/AIEA), Marie-Hélène Desmonts (Aerial), Gerardo Meave Flores (Efoods Imports/México) e Gustavo Varca (ALATI - Asociación Latinoamericana de Tecnología de la Irradiación), palestrantes e pesquisadores do Instituto de Pesquisa Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN) e do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP), representantes do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), além de representantes do setor privado como a Efoods Imports (México) e fornecedores de tecnologia como IBA e MEVEX.

A AMAZUL promoveu e hospedou o evento com o patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), parceria com a Asociación Latinoamericana de Tecnología de la Irradiación (ALATI) e apoio da Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN), Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN), Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e IPEN, reforçando seu compromisso de integrar ciência, inovação e sustentabilidade.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem