AMAZUL apresenta vídeo “Urânia e a Tecnologia Nuclear” na UFRJ
20/09/2023 às 12:52

AMAZUL apresenta vídeo “Urânia e a Tecnologia Nuclear” na UFRJ
O vídeo “Urânia e a Tecnologia Nuclear”, produzido pela AMAZUL, foi exibido no dia 18 de setembro na primeira Sessão de Cinema Nuclear, promovida pelo Programa de Engenharia Nuclear da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ).
A exibição foi realizada na Inovateca, prédio em formato de cubo mágico localizado no Parque Tecnológico da UFRJ, e fez parte do debate sobre os desafios de comunicar ao público em geral os benefícios da tecnologia nuclear. Em linguagem simples, acessível a crianças e adultos, o vídeo da AMAZUL cumpre esse objetivo.
Também foi exibido o filme “Meu Amigo Átomo”, produzido por Walt Disney em 1957, que descreve a evolução do conhecimento sobre átomo e radioatividade, desde a Grécia Antiga, e as contribuições de diversos cientistas ao longo da história.
A sessão de cinema reuniu professores, alunos da universidade e estudantes do nível médio, profissionais do setor nuclear, oficiais da Marinha e as empregadas da AMAZUL que criaram a personagem Urânia.
Nini Guillen, almoxarife lotada na Seção de Patrimônio, é autora do texto e narradora do vídeo. Ana Cristina da Conceição, jornalista da Assessoria de Comunicação Social, criou os desenhos e fez a animação. O vídeo foi produzido em 2022, a partir de uma solicitação da Equipe de Qualidade de Vida no Trabalho (integrada na época por Roberta Santos, Daise Cardoso e Ana Paula Brandolini) para celebrar o Dia das Crianças na AMAZUL.
A exibição da Urânia na Inovateca é a primeira ação decorrente do compromisso de cooperação técnica entre AMAZUL e a Fundação Coordenação de Projetos Pesquisas e Estudos em Engenharia (COPPE/PEN), vinculada à UFRJ, firmado em 21 de junho deste ano.
Ao falar aos estudantes, o diretor-presidente Newton Costa lembrou que mais de 42% dos formandos da UFRJ na área de engenharia nuclear são empregados da AMAZUL, uma estatal presente em todos os projetos do país que envolvem a tecnologia nuclear. Ele lembrou que o produto da AMAZUL é o bem social e que o avanço da tecnologia nuclear depende da formação de profissionais abnegados para fazer melhor e diferente. “Na área nuclear somos insistentes e temos de ser incansáveis para avançar. O Brasil depende de vocês. Acreditem, tenham sonhos e façam os sonhos se tornarem realidade”, disse Newton Costa.
Desafios da comunicação
O painel sobre a comunicação dos benefícios da tecnologia nuclear foi mediado pela professora Inayá Corrêa Barbosa Lima, coordenadora do Programa de Engenharia Nuclear (PEN) da COPPE/UFRJ e vice-chefe do Departamento de Engenharia Nuclear da Escola Politécnica/UFRJ. A gerente de Marketing e Comunicação da Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (ABDAN), Cristiane Pereira, falou sobre os desafios e projetos de comunicação para divulgar os benefícios da tecnologia nuclear em áreas diversas como medicina e geração de eletricidade.
Tânia Haisman, assistente nacional de ligação para Assuntos de Cooperação Técnica com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e da Coordenação Geral de Assuntos Internacionais da Comissão Nacional de Energia Nuclear, avaliou a divulgação da tecnologia nuclear ao longo da história. Ela observou que, desde 1945, são divulgadas as consequências do uso militar, mas a primeira conferência de imprensa sobre o uso pacífico dessa tecnologia só veio a ocorrer em 1988. Tânia convidou os alunos a inscreverem no site da AIEA projetos de aplicações da tecnologia nuclear em áreas como saúde, agricultura e meio ambiente, entre outras.
O evento contou com a presença do Almirante Henrique Batista, assessor de relações institucionais da Diretoria Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), do Almirante Humberto Carmo, comandante do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), do professor Su Jian, chefe do Departamento de Engenharia Nuclear da Escola Politécnica/UFRJ, e do gerente de Gestão do Conhecimento da AMAZUL, Tomé Machado.
A íntegra do evento está disponível no YouTube em:
https://youtube.com/live/BUHg8QUj7Y8?feature=share
Assista ao vídeo da Urânia no canal da AMAZUL no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=3bXjwf6ctII