Notícias

AMAZUL participa de encontro nacional sobre irradiação de alimentos

AMAZUL participa de encontro nacional sobre irradiação de alimentos

11/08/2025 às 16:00

A AMAZUL esteve presente no "1º Encontro Nacional sobre Inovações Tecnológicas em Irradiação de Alimentos – Práticas Transformadoras para um Futuro Sustentável", realizado no dia 5 de agosto, no Instituto de Engenharia, em São Paulo. 

Promovido pelo instituto em parceria com o IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) e a ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil), o evento teve o apoio da AMAZUL e reuniu lideranças e especialistas com o objetivo de mostrar os benefícios da irradiação de alimentos e seu potencial para alavancar a cadeia da agroindústria nacional.

“Quando os empresários brasileiros identificarem que vale a pena investir na irradiação de alimentos, um ótimo negócio que vai acabar com a fome do mundo, o Brasil vai ser uma potência mundial pacífica através da agricultura”, disse Josilto de Aquino, presidente da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR). Ele deu um panorama sobre como é feito o licenciamento dos irradiadores industriais pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). 

Benefícios 

As palestras da professora dra. Anna Lucia Villavicencio, do IPEN, e do vice-presidente do Conselho Consultivo da ADVB, Marcelo Rozenberg, destacaram os benefícios da irradiação de alimentos, entre os quais estão:

- Aumento da vida útil dos produtos (extensão do tempo de prateleira);
- Aumento da segurança dos alimentos, com a eliminação ou redução de micro-organismos nocivos para a saúde;
- Desinfestação de insetos;
- Redução da necessidade de conservantes químicos;
- Redução das perdas pós-colheita e do desperdício;
- Acesso a novos mercados nacionais e internacionais;
- Possibilidade de exportar para países com rigorosos controles sanitários.

Pesquisa 

A professora dra. Denise Levy, do IPEN, e o oficial Roberto Gazola Ortiz, da Marinha do Brasil, mostraram os resultados de uma pesquisa que avaliou o conhecimento dos militares da Marinha sobre irradiação de alimentos. 

O levantamento apontou uma mudança positiva na percepção dos participantes ao receberem informações sobre o processo. A parcela de militares que consumiriam alimentos irradiados, por exemplo, saltou de 54% para 82% após breves esclarecimentos.

Além do Diretor Técnico Carlos Alberto Matias, representaram a AMAZUL no evento o Coordenador-Geral de Negócios Flavio Macedo Brasil, a integrante do Comitê Científico, Tecnológico e de Inovação Patricia Wieland, e empregados das equipes da Coordenadoria-Geral de Negócios, da Gerência Técnica, da Comunicação Social e do Escritório de Gerenciamento de Projetos. 

Imagem