Tomam posse diretores e conselheiros da Amazul
09/04/2019 às 18:40

Tomam posse diretores e conselheiros da Amazul
Os novos dirigentes da Amazul foram empossados nesta terça-feira (9 de abril) em reunião do Conselho de Administração (Consad). Para o mandato de dois anos, Antônio Carlos Soares Guerreiro assumiu a presidência da empresa, junto com o engenheiro Francisco Roberto Portella Deiana, que substitui Luciano Pagano na Diretoria Técnica e de Operação. O contra-almirante Antonio Bernardo Ferreira tomou posse na Diretoria de Administração e Finanças, e Luís Antônio Rodrigues Hecht, na Diretoria de Gestão de Conhecimento e de Pessoas. Antonio Bernardo e Hecht foram reconduzidos ao cargo. A nova diretoria foi empossada pelo Conselho de Administração.
Antes, tomaram posse os novos membros do Conselho de Administração: almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, presidente do conselho; ministro Marcos Pontes, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; almirante Almir Garnier, secretário-geral do Ministério da Defesa; almirante de esquadra Silva Rodrigues, secretário-geral da Marinha; o diretor legislativo Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, que representa o Ministério da Economia; e Jaqueline Sales, que volta a representar os empregados.
Ao se despedir do Consad, o representante dos empregados Daniel Hirata agradeceu o apoio que recebeu da empresa e disse ter apreendido muito com a experiência. “Para mim, foi uma surpresa encontrar um conselho de alto nível, o que me obrigou a estudar muito para tratar das questões discutidas no Consad”, disse Hirata.
Em sua apresentação de despedida do Consad, o diretor-presidente Ney Zanella dos Santos agradeceu aos conselheiros, aos empregados e a todos os integrantes da empresa o apoio que teve em sua gestão. “Serei sempre muito grato a toda a equipe que manteve o nosso reator humano aquecido e suprindo, com força e belas ideias, essa nau Amazul. Sem dúvida, minha passagem pela Amazul foi uma das melhores experiências que compartilhei com todos os integrantes da empresa, companheiros de uma inesquecível jornada”, disse.
Além da manifestação dos membros do Consad, que reconheceram o grande legado que ele deixa para a empresa, Zanella recebeu elogios do comandante da Marinha, almirante Ilques Barbosa Junior, em mensagem lida pelo almirante Olsen.
Novo presidente
O novo diretor-presidente da Amazul, Antonio Carlos Soares Guerreiro, é vice-almirante da reserva. Nascido no Rio de Janeiro, iniciou sua carreira na Marinha em 1975. Dentre os cargos ocupados no Brasil e no exterior, destacam-se: diretor do Departamento de Promoção Comercial do Ministério da Defesa, comandante do 8º Distrito Naval, diretor de Ensino da Marinha, comandante da Escola Naval, assessor do Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, adido de Defesa e Naval na Inglaterra, Suécia e Noruega, comandante do Navio Tanque Gastão Motta e chefe de gabinete do comandante de Operações Navais. Dos cursos realizados, destacam-se: Colégio Naval; Escola Naval; Curso de Comando e Estado-Maior; Curso Superior de Guerra Naval; Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra; e Regular de Estado Mayor, no Chile.