Workshop da AMAZUL mostra potencial e benefícios da irradiação de alimentos
17/05/2024 às 16:49

No dia 15 de maio, a AMAZUL promoveu seu 1º Workshop sobre Irradiação de Alimentos na Sede da empresa. O evento reuniu especialistas, empresários, associações do agronegócio, institutos de pesquisa e outros setores interessados no tema para discutir os benefícios e desafios dessa tecnologia.
Realizado de forma presencial e transmitido pelo YouTube, o workshop teve o apoio institucional da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e contou com 137 participantes.
O workshop mostrou como a irradiação de alimentos pode melhorar a qualidade dos produtos agropecuários, reduzir perdas e aumentar a vida útil dos alimentos, promovendo ganhos socioeconômicos e ambientais, além de contribuir com a segurança alimentar.
A dra. Tsai Siu Mui, professora do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP, ministrou a palestra "Do campo à mesa: o potencial da irradiação na cadeia de produção alimentar". A palestrante destacou o trabalho de pesquisadores brasileiros, em diversas frentes, como as vacinas irradiadas para o gado bovino e a produção do inseto macho estéril para o controle biológico de pragas, entre outras iniciativas para transpor barreiras técnicas e fitossanitárias à exportação dos produtos do agronegócio brasileiro. “Todo o conhecimento sobre irradiação já existe”, disse.
Na palestra “Planos de negócio na indústria de irradiação de alimentos: estratégias para o sucesso”, a dra. Patricia Wieland, membro do Comitê Científico e Tecnológico da AMAZUL, mostrou o plano de negócios que elaborou em consultoria para o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
Ao falar das vantagens competitivas da irradiação, Patrícia citou a redução do uso de produtos químicos, controle da água de irrigação, possibilidade de armazenar os produtos por mais tempo, oportunidade de escolher as melhores opções em tecnologia, entre outras. Ela também destacou que a legislação brasileira é mais flexível em termos de protocolo para irradiar, pois não há dose definida para cada alimento, o que permite que o Brasil seja uma espécie de “exportador universal”.
O evento também forneceu um panorama da aplicação dessa tecnologia no mundo e seu potencial para alavancar as exportações.
O Coordenador-Geral de Negócios da AMAZUL, Ricardo Veloso, mostrou como a empresa pode atuar em partes ou no todo de um projeto de instalação de centros de irradiação, incluindo consultoria, planejamento, assessoria de licenciamento radiológico, projeto de engenharia, sistema de qualidade, aquisições, construção, montagem, fiscalização e comissionamento.
Após o evento, foram organizadas salas temáticas para fomentar debates, promover aprofundamentos técnicos e discutir temas relacionados à inovação, perspectivas, modelos e oportunidades de negócios.
A gravação do workshop está disponível no canal da AMAZUL no Youtube pelo link:
https://www.youtube.com/@amazoniaazultecnologiasded4848